terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Monumento Natural O Frade e a Freira (Cachoeiro de Itapemirim-ES) - set/12

O Frade e a Freira
Foto: Cacá Lima – Setur ES

As fotos estão em https://picasaweb.google.com/1165318991 ... rimESSet12.

O Monumento Natural O Frade e a Freira é mais uma unidade de conservação estadual que existe só no papel. Não tem portaria, guarita ou qualquer tipo de placa que indique a sua existência. É administrado pelo governo do estado do Espírito Santo através do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e está localizado bem no limite dos municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta. Ele foi criado em 2007 para proteger o conjunto granítico conhecido como O Frade e a Freira, de 683 metros de altitude, cartão-postal do estado e famoso ponto de escalada.

Para chegar a esse parque, melhor dizendo, para chegar a essa pedra, peguei o ônibus das 10h20 da empresa Sudeste para o litoral (Piúma) na rodoviária de Cachoeiro de Itapemirim e disse ao motorista que queria descer próximo à pedra do Frade e a Freira (R$5,15). O lugar é bem conhecido. Ele me deixou no km 400 da BR-101, junto ao Restaurante do Frade, ponto de caminhoneiros (altitude de 32m). Dali bastou atravessar a rodovia e entrar na rua de terra bem em frente, às 10h53, já com visão da pedra lá no alto e uma placa "Chalés do Frade". A subida foi bastante longa, entre cafezais, plantações de banana e pastos, sempre por estradinha de terra em ziguezague. Passei por um lago artificial com uma pequena barragem e às 11h40 comecei a caminhar na sombra da mata. Dez minutos depois uma bifurcação com placa: os Chalés do Frade à direita e a pedra à esquerda, subindo mais. Às 12h08 a estradinha atinge seu ponto mais alto e logo começa a descer. Nesse ponto mais alto há uma trilha à direita entrando na mata. Até esse local dá para chegar de carro ou moto, que é o que quase todos os visitantes fazem. A trilha dali para a frente tem apenas 200m e termina no maciço rochoso das costas do Frade, com visão para a Freira à esquerda. O ângulo é completamente diferente do que se vê de alguns locais da rodovia e que tornou essa formação bem conhecida, com as duas grandes pedras frente a frente. Eram 12h15 quando alcancei esse ponto e o desnível foi de 479 metros desde a BR-101.

O Frade e a Freira

Nesse local de chegada já há um belo mirante a 511m de altitude para o litoral capixaba a sudeste, as montanhas do interior a oeste e o extenso vale do Rio Itapemirim em todo o quadrante sul. Ao encarar as costas do Frade tive dúvida de até onde conseguiria subir sem equipamento já que era muito alto e muito inclinado. Atravessei a primeira laje, a primeira mata baixa, a segunda laje, já mais inclinada, a segunda matinha e ainda subi um pouco a laje seguinte, mas considerei que era o limite da minha segurança, a 572m. O desgaste na rocha ia só até ali mesmo, ou seja, a maioria vai até esse ponto e para. E já estava muito bom, com visão um pouco mais elevada, alcançando até o Pico do Itabira, perto de Cachoeiro, meu destino planejado para o dia seguinte.

Quando pensava em começar a descer, chegou um grupo para escalar o Frade, com todo o equipamento necessário. Conversei um pouco com eles (www.itacamp.com.br) e depois assisti à ascensão até o cume. Eles me disseram que nunca escalaram a Freira, mas que há uma via.

Comecei o retorno às 16h e alcancei a BR-101 às 17h23. Caminhei alguns metros para a esquerda (direção do litoral) até um ponto coberto, onde esperei o ônibus para voltar a Cachoeiro de Itapemirim. Peguei um da empresa Planeta que passou pouco depois das 18h (R$4).

A distância da rodovia (ponto do ônibus) à pedra do Frade é de 5,4km. Desnível de 479m.

Imagem
Litoral capixaba visto do mirante da base do Frade

Informações adicionais:

O site oficial da unidade é www.meioambiente.es.gov.br/defau ... gina=16710.

Horários de ônibus a partir de Cachoeiro de Itapemirim:
. empresa Sudeste (www.viacaosudeste.com.br): diariamente de hora em hora (alguns horários não circulam de domingo e feriados)
. empresa Planeta: http://horariosviacaoplaneta.blogspot.com.br (site não oficial)

Hospedagem mais barata em Cachoeiro de Itapemirim:
Hotel Alvorada - Praça Pedro Cuevas Junior, 21 - centro - (28) 3522-0448
R$35 com café e WC no corredor, mas tem também apartamentos

Carta topográfica de Rio Novo do Sul (http://biblioteca.ibge.gov.br/visualiza ... A-VI-3.jpg).

Rafael Santiago
setembro/2012

1. Rafael,
    Parabéns por nos presentear com belezas fora dos grandes circuitos. Gostei muito desse lugar! Parabéns e sucessos pra você! Grande abraço