domingo, 17 de maio de 2020

Cachoeira Velo de Novia e Laguna 5 Hermanos (Ushuaia, Argentina) - jan/20

Laguna 5 Hermanos
Início e final: estacionamento junto ao Camping Kawi Yoppen
Distância: 2,8km (só ida, do portal de Ushuaia ao estacionamento do camping) + 4,9km (só ida, do estacionamento à laguna)
Maior altitude: 804m na Laguna 5 Hermanos
Menor altitude: 92m na ponte do Rio Olívia
Dificuldade: média pois há um desnível de 388m bastante inclinado na chegada à Laguna 5 Hermanos 

Na paisagem montanhosa que emoldura a cidade de Ushuaia três picos próximos entre si se destacam: Monte Olívia, Cerro 5 Hermanos e Cerro Le Cloche, todos a leste da cidade. A caminhada desse dia deveria ser a subida do Cerro Le Cloche pela face sul e a descida pela face norte passando pela Laguna 5 Hermanos, porém não encontrei trilha no local indicado para subida do Cerro Le Cloche e mudei os planos. Fui conhecer a Cachoeira Velo de Novia e se houvesse tempo esticaria até a Laguna 5 Hermanos por outro caminho.

A Cachoeira Velo de Novia tem acesso bastante fácil para quem está de carro pois caminha-se apenas 780m (desnível de 97m) desde o estacionamento junto ao Camping Kawi Yoppen, na Ruta Nacional 3 (RN3). A Laguna 5 Hermanos já fica bem mais distante (4,2km após a cachoeira) e exige bem mais do caminhante pois o desnível de 388m é bastante inclinado.

22/01/2020 - Saí do hostel um pouco tarde, às 9h49. Os dias longos do verão no extremo sul do continente deixam a gente bem relaxado com relação ao horário das caminhadas. Os argentinos por exemplo muitas vezes iniciam as caminhadas no meio da tarde. Há luz do dia até depois das 21h30 nessa época (janeiro). 

Na Rua Gobernador Deloqui, no centro de Ushuaia, peguei o ônibus da linha B (poderia ser o da linha A também, porém na Avenida Maipu) e desci no ponto da Rua Pioneros Fueguinos pois queria explorar a trilha da face sul do Cerro Le Cloche. Como essa exploração não deu certo e mudei o destino para a Cachoeira Velo de Novia, o ideal é descer do ônibus no ponto final junto ao portal da cidade (saída para Rio Grande). Em frente ao ponto final fica o posto policial e ao passar por ele somos sempre "convidados" a entrar e registrar nome, documento e destino. Altitude de 80m. 

No portal poderia ter pedido carona mas a distância até o início da trilha da cachoeira é de apenas 2,8km e resolvi ir caminhando. A experiência foi proveitosa pois passei por um local com vários santuários, inclusive da Defunta Correa e do Gauchito Antonio Gil, dois personagens cultuados como santos na Argentina. O visual do Monte Olívia e do Cerro 5 Hermanos também compensava a monotonia da estrada.

Cachoeira Velo de Novia
Às 15h34 entrei numa rua de terra à direita da RN3 sem nenhuma placa indicando a cachoeira, a laguna ou o camping. A única placa ali apontava para a engarrafadora de água Anoka. Em apenas 170m cruzei a ponte sobre o Rio Olívia (menor altitude da trilha, 92m) e cheguei a um estacionamento e à entrada do Camping Kawi Yoppen. Uma placa à esquerda mostra o caminho para a Cachoeira Velo de Novia. A trilha inicialmente corre paralela ao Rio Olívia mas depois sobe e se afasta dele. Numa bifurcação na subida fui para a esquerda e cheguei às 15h50 próximo a uma queda secundária, mas era só um mirante sem acesso à água. Cuidado pois esse mirante é um local estreito e alto e é bom ver onde se pisa para não escorregar e despencar lá de cima. 

Parei para um lanche. Continuei pela trilha e encontrei a ramificação que vinha da direita na bifurcação anterior. Dali foram mais 6min até a queda principal. Para chegar à água deve-se descer uma encosta íngreme porém fácil. Já eram 16h15 e resolvi tentar primeiro a Laguna 5 Hermanos, na volta curtiria a cachoeira. Ali há restos de cabanas feitas de troncos finos características dos povos Yámana e Selk'nam. Subindo, uma trilha mais larga entroncou à direita. Cruzei uma ponte de tábuas tortas e fui à direita acompanhando o Arroyo Velo de Novia, que ali tem uma prainha de pedras.

Sem ter idéia de quanto tempo levaria até a laguna caminhei de olho no relógio e se desse um horário-limite retornaria de onde estivesse. Portanto caminhei mais rápido e a trilha estava bem fácil, uma subida muito suave, porém sabia que teria de subir bastante pois a laguna fica a 804m de altitude. E eu estava ainda na faixa dos 400m. Apareceram os famosos lamaçais das trilhas de Ushuaia e isso atrasou um pouco o avanço. Há uma sinalização de círculos amarelos nas árvores. 

Às 17h09 saí do bosque e avistei na cabeceira do vale o Cerro 5 Hermanos, inconfundível. Cruzei um riacho que desce da encosta e em seguida passei por uma grande e impressionante área de deslizamento com as árvores todas deitadas. Reentrei no bosque e a trilha se divide em variantes. Às 17h21 cruzei uma ponte de troncos (com tronco-corrimão) sobre o Arroyo Velo de Novia, passando então para a encosta da margem esquerda dele, que é onde se encontra a laguna. Aí começou a subida. Altitude de 416m.

A subida inicialmente era dentro do bosque e não muito inclinada. Passei por uma cachoeira em que era possível coletar água e ali um casal argentino me deu alguma informação sobre o que teria pela frente. A inclinação foi ficando cada vez maior. Alcancei o limite das árvores nos 500m e continuei pela encosta recoberta de capim com a trilha em ziguezague muito íngreme. Havia uma sinalização de estacas amarelas. A cidade de Ushuaia apareceu no horizonte à direita (sudoeste). Do outro lado do vale o imponente Monte Olívia. O capim deu lugar a um caminho só de pedras. Cruzei com um grupo saindo da laguna e finalmente cheguei a ela às 18h11, dentro do meu horário-limite de segurança. Altitude de 804m.

Laguna muito bonita, cor verde-esmeralda e cercada de montanhas rochosas, mas envolta por uma faixa larga de neve! Por isso fazia muito frio ali e não aguentei ficar muito tempo. Muito legal poder ficar ao lado da laguna e visualizar Ushuaia lá embaixo, bem distante. 

Iniciei o retorno às 18h39 e ainda cruzei com algumas pessoas subindo. Desci pela encosta de capim, reentrei no bosque, passei pela cachoeira, cruzei a pontezinha do Arroyo Velo de Novia às 19h32. Na volta, depois do deslizamento e do riacho, é preciso atentar para uma bifurcação que passa despercebida na ida - nela deve-se tomar a direita (há uma fita amarrada na árvore para chamar a atenção) e entrar no bosque. Nos lamaçais levei um pequeno tombo. Cruzei a ponte de tábuas tortas e fui à direita na bifurcação tomando a trilha mais estreita. Às 20h39 estava de volta à Cachoeira Velo de Novia. Aí sim desci até a queda e pude até ficar atrás dela! Voltei ao estacionamento e só havia um carro, diminuindo muito a minha chance de carona para a cidade. Comecei a caminhar pelo acostamento da RN3 pedindo carona mas os carros passavam em velocidade e desencanei. Cheguei ao ponto final do ônibus no portal da cidade às 21h38 e tomei o primeiro para o centro. 

Queda secundária da Cachoeira Velo de Novia
Informações adicionais:

. para chegar ao início da trilha deve-se tomar o ônibus das linhas A ou B no centro de Ushuaia e saltar no ponto final no portal da cidade, em seguida pedir carona ou caminhar 2,8km pela Ruta Nacional 3 

. o valor da passagem em fev/20 era ARS24 (R$1,50) que deve ser pago obrigatoriamente com o cartão de transporte SUBE (o mesmo de Buenos Aires e Bariloche)

. uma opção mais confortável é o transporte privado (van) chamado Linea Regular que sai diariamente da esquina das ruas Maipu e Juana Fadul de hora em hora das 9h às 14h.

Rafael Santiago
janeiro/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário